5 alimentos que podem diminuir o colesterol ruim
Aprenda a escolher os alimentos com sabedoria e diminua o colesterol ruim
O colesterol participa da produção de hormônios, vitamina D e outras funções importantes. Mas quando seus níveis aumentam, o risco de doenças cardíacas cresce. A boa notícia é que, além da genética, a alimentação pode ser uma grande aliada no controle do colesterol ruim (LDL).
Os compostos da margarina bloqueiam a absorção do colesterol no intestino, ajudando a reduzir o LDL. Duas colheres de sopa por dia já fazem a diferença! Mas atenção: escolha margarinas sem gordura trans.
Consuma 15 a 30 gramas de alimentos à base de soja diariamente (grão cozido, carne de soja, tofu). As isoflavonas presentes na soja contribuem para a redução do LDL e aumento do HDL (colesterol bom).
A casca da uva contém resveratrol, um antioxidante que auxilia na regulação do colesterol ruim durante a fermentação do vinho. Uma taça por dia é a dose ideal. Mas lembre-se: o consumo excessivo de álcool pode trazer outros riscos à saúde.
Rica em fibras solúveis, a aveia ajuda a diminuir a absorção do colesterol LDL no intestino. Consuma 3 a 6 porções por semana (cerca de 30g por porção) em mingaus, granola ou outras receitas.
Estudos demonstram que o consumo de 500g de morangos por dia durante um mês pode reduzir o colesterol total, LDL e triglicérides. Além disso, melhora a função plaquetária e os níveis de antioxidantes. As informações são do portal Viva Bem, do UOL.